A Cidade da Segurança Pública, da Secretaria de Segurança Pública, realizou, até o último sábado (31), quase quatro mil serviços de promoção da cidadania e orientações na Samambaia. Entre os atendimentos estão emissões de carteira de identidade e de trabalho, além de serviços das forças de segurança e outros órgão do GDF.
A cidade também contou com a edição de aniversário da Operação Quinto Mandamento, que resultou na abordagem de mais de trezentas pessoas entre a última sexta-feira (30) e domingo (1º). Na semana, foram entregues instrumentos musicais à escola de gestão compartilhada da região, o Centro de Ensino Fundamental 407.
Veículos abandonados foram retirados das ruas da cidade, por meio da operação DF Livre de Carcaças, e quase quinhentas toneladas de lixo foram recolhidas. As forças de segurança – polícias Civil, Militar, Corpo de Bombeiros e Detran-DF reforçaram o efetivo e ações na região, com apoio de instituições parceiras, como a Secretaria de Administração Penitenciária (SEAPE), que reforçou a fiscalização de apenados, e, ainda, do Departamento de Estradas de Rodagem (DER/DF) e Polícia Rodoviária Federal (PRF), por meio de ações de fiscalização de trânsito.
“Foram dias intensos de trabalho e de proximidade muito grande com a população local, o que atende o direcionamento do governador Ibaneis Rocha, em se fazer um governo horizontal e próximo da população do DF. O principal foco da CSP é o aumento do policiamento e de ações de repressão e prevenção da criminalidade, junto à promoção da cidadania. Desta forma, preparamos uma programação especial e verificamos uma participação muito grande dos moradores no dispositivo montado na Feira Permanente da cidade. Foram quase quatro mil atendimentos em quatro dias, ou seja, praticamente mil pessoas atendidas diariamente. Isso mostra que a programação definida a partir do levantamento prévio realizado foi bastante satisfatória, pois conseguimos identificar as necessidades apresentadas pela região”, avalia o secretário de Segurança, delegado Júlio Danilo.
A CSP tem formato itinerante e integra o programa estruturante da Segurança Pública local – o DF Mais Seguro. O projeto conta com a participação ativa e integrada, das forças de segurança e demais órgãos e instituições parceiras.
Nesta edição, contou, ainda, com a atuação das Secretarias da Mulher (SM), de Saúde (SES), por meio da Vigilância Ambiental, de Desenvolvimento Social (Sedes) e DF Legal, com o Banco de Brasília (BRB), Neoenergia BSB, Serviço de Limpeza Urbana (SLU), Caesb, SESI e Administração Regional de Samambaia.
O titular da pasta, acompanhado da equipe de gestores da SSP/DF, visitou todos os equipamentos de Segurança Pública de Samambaia. “Este contato mais próximo foi essencial para implementação do projeto na região, para reavaliação de rotinas para emprego operacional, bem como para entender melhor a estrutura e funcionamento de delegacias e batalhões. Tivemos um retorno muito positivo dessas visitas, que foram realizadas como apoio e acompanhamento dos chefes de cada corporação”, ressalta.
No responses yet